Praia do Campeche

Florianópolis na Edição de Aniversário da National Geographic

Florianópolis em belíssima reportagem, publicada na Edição de Aniversário da National Geographic.

A Pousada Natur Campeche, que hospedou a Jornalista Guta Chaves responsável pela reportagem vem lhe comunicar sobre este belo fato que envaidece ainda mais nossa ilha e levando nossa cultura, história, folclore, com fotos muito bonitas aos mais diferentes rincões do país e do planeta.

Em Diário da Terra (As pessoas, Os lugares, A Vida e Os Mistérios de Nosso Planeta) com o título “Depois do vendaval. As tainhas chegam à costa de Santa Catarina”.

Nesta reportagem de 3 páginas, com maravilhosas fotos, mostra a Praia do Campeche, onde diz “Além da pesca Artesanal o Campeche é um dos bairros mais encantadores da Ilha de Santa Catarina” e relata que aqui se “preserva histórias ligadas a um antigo campo de aviação local. No início do século 20, o bairro servia como base dos franceses da Latecoère, antigo nome da Air France. Segundo os historiadores, o nome Campeche tem origem em “champ de pêche” (campo de pesca), como aviadores chamavam o lugar. A reportagem cita também “a amizade entre um pescador local, seu Deca, e o piloto e escritor Antoine de Saint-Exupery - que comprovadamente pousou no Campeche pelo menos uma vez. “Há um livro, Deca e Zé Perri, que relata o encontro”.

A reportagem descreve a pesca artesanal da tainha e diz por exemplo “Da segunda quinzena de maio até o final de junho, dezenas de milhares de tainhas migram em direção ao norte para desovar. Em locais como a praia do Campeche, os homens organizam-se para a pesca de arrastão em águas rasas, um antigo e típico ritual local”. Segue descrevendo todo o belíssimo ritual e com lindas fotos.

A reportagem ainda relata entre tantos aspectos que “Na espera dos cardumes, os homens se reúnem no rancho de pesca do Campeche. Nessa época, é ali que eles fazem todas as refeições e jogam dominó ou descansam, sempre de olho no mar, prontos para qualquer mudança no tempo”.

Voltar

Webdesign Agência Pró